quarta-feira, 8 de outubro de 2008

BALANÇO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Terminada as eleições gostaria de fazer um balanço geral. No Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) foram os partidos que mais cresceram em número de prefeituras conquistadas. Já o PSDB, DEM e PPS foram os grandes derrotados no 1.º turno das eleições municipais de 2008, talvez por fazerem oposição “ferrenha” ao governo do Presidente Luiz Inácio LULA da Silva (PT) que obteve recentemente a maior aprovação do seu governo segundo IBOPE e DATA FOLHA.
Em números de reeleição, o PT foi o partido que obteve o maior número de prefeitos reeleitos (56%), o que mostra a aprovação do trabalho feito pelas administrações petistas. Foi o partido que elegeu o maior número de capitais no 1.º turno (6) e o que disputa o maior número de cidades no 2.º turno (15).
No caso da eleição para vereadores, os partidos que mais cresceram em números absolutos foram PSB (1124), PRB (775) E PT (487). Já os que mais perderam vereadores foram novamente PPS (-665), PSDB (-672) e DEM (-1647). Mais uma vez demonstra que a alta popularidade do Presidente LULA influiu na decisão dos eleitores nestas eleições.
Já em São João del-Rei, o candidato eleito foi o ex- prefeito Nivaldo José de Andrade (PMDB). Nivaldo que é muito criticado pelo que fez em administrações passadas (92-96/2000-2004), como suspeitas de irregularidades na contratação de pessoal, inadimplência da prefeitura, irregularidades nas compras de materiais, obras de má qualidade, etc; vem com uma postura diferente na suas primeiras falas como prefeito eleito. Segundo Nivaldo, todo o seu secretariado será composto por pessoas de São João del-Rei, não gastará mais do que arrecadar e fará tudo conforme manda a lei, principalmente e LRF (lei de responsabilidade fiscal). É esperar para ver!
O que podemos analisar com os resultados das eleições em nossa cidade foi que a população escolheu por uma política diferente da que hoje impera na cidade, sem imposição das decisões de “cima para baixo” e mostra que está insatisfeita com este governo, que teve tudo nas mãos para, pelo menos, governar bem a cidade.
Já, na câmara municipal, algo inédito aconteceu. Elegemos 05 mulheres para representarem a cidade pelos próximos 04 anos, além de renovarmos em 80 % o quadro de vereadores. Mostra-se com isso que a população que não estava satisfeita com o governo do Prefeito Sidinho (PSDB) refletiu sua votação também para a câmara. Resta-nos agora torcer para que façam um bom trabalho e fiscalizem o poder executivo em todas as suas ações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....