quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Capital Brasileira da Cultura ganha TRATOR

"Tristeza! É com esse sentimento, uma profunda tristeza, que assisto a vitória do nosso novo prefeito, o trator. São João del-Rei, a terra onde os sinos falam, patrimônio cultural da humanidade, Capital da Cultura, será governada por quatro anos por um trator.

Dizem que cada povo tem o governante que merece. Talvez mereçamos um trator mesmo, essa máquina bruta que não pensa, que não sente, que não sabe falar, que não sabe refletir, essa máquina sem coração e sem cérebro. Mas, reconheçamos, este é um trator especial mesmo, afinal, ele colocou seres humanos no chinelo nessas eleições. Especial porque a tal máquina é muito bem programada para amansar o povo, esse povo que ele costuma dizer que era a sua razão para voltar. Ele amansa pela frente e devora por trás, com trocadilho, já desculpando-me pela deselegância. 

Mas o povo fica satisfeito, porque afinal de contas, ninguém está a fim mesmo de aprender a pescar. Que nada! Bom mesmo é ter um peixinho – ainda que de procedência desconhecida e duvidosa – nas mãos na hora da fome, ainda que isso lhe custe sua liberdade, sua autonomia. Resta-me dar adeus às possibilidades que teríamos de ver nossa cidade governada por gente decente. Resta-me dar adeus a planejamento, projetos, organização, transparência, gestão eficiente, e todos esses pequenos-grandes detalhes com que se preocupam gestores públicos sérios e comprometidos. Ah sim.... eles errariam, certamente, porque são humanos e erro é coisa de gente. Nisso não precisaremos nos preocupar, afinal. Porque só erra gente que faz ou tenta fazer alguma coisa. Trator não erra, no máximo enguiça e a culpa, Deus-nos-acuda, não vai ser dele mesmo".

AUTOR DESCONHECIDO

3 comentários:

  1. Pobre de nós, pobres saojoanenses!!!

    ResponderExcluir
  2. É para o próximo ano teremos uma nova gestão administrativo em nossa cidade. Aliás em todo o Brasil será assim. Mas fica a pergunta: será que agimos com consciência na hora do voto ou foi com o impulso do "bairrismo" ou mesmo do interesse em algo em troca com a posse de determinado candidato.
    De qualquer forma, agora "já foi". Teremos que arcar com as conseqüências por mais 4 anos (alguns já pensam em 8!!!!)
    Da minha parte só espero que erros do passado não venham a ser cometidos e que o governo seja em função do bem comum. Do contrário só teremos corrupção e uma administração para deixar marcas indesejáveis!
    Vamos lá São João del-Rei!!!

    ResponderExcluir
  3. Sinto-me da mesma forma que o autor escreveu em "Capital Brasileira da Cultura ganha Trator". Mas, por outro lado, esta é a realidade que nos mostra o que é fato: ao lado do trator, que não é imposto por nenhum cacique externo a São João Del-Rei, escolhido pelo povo como voto contra os outros dois candidatos, temos também uma renovação da Câmara dos Vereados em 80%, sendo inédito o preenchimento de metade das cadeiras por mulheres. Ou seja, o povo sabe o que faz. Renovou para provocar e responder aos demais que quem manda em São João Del-Rei é o povo que sabe escolher o que lhe é oportuno.

    Então, nos resta colaborar com a governabilidade e com o desenvolvimento e articulação das associações de moradores, entidades da sociedade civil e fomentarmos a escolaridade desse povo, acabarmos com o analfabetismo funcional, emanciparmos os movimentos sociais.

    Cabe a UFSJ fazer a sua parte em projetos de extensão para disseminar a formação e fortalecimento da sociedade civil e dos servidores públicos e agentes políticos, principalmente vereadores.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....