quarta-feira, 26 de maio de 2010

Temos um novo bispo!

O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo da diocese de São João del- Rei, apresentada por Dom Waldemar Chaves de Araújo. O Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de São João del-Rei Dom Célio de Oliveira Goulart, OFM, atual Bispo de Cachoeiro de Itapemirim.
Foto: Diocese de Cachoeiro
Dom Célio de Oliveira Goulart, O.F.M.
Bispo Célio de Oliveira Goulart, OFM, nasceu no dia 14 de setembro de 1944, na localidade de Piracema na Diocese de Oliveira, Estado de Minas Gerais. Ele estudou no Seminário Menor "Santo Antônio"  em Santos Dumont, em seguida, estudou cursos de filosofia no Convento São Boaventura, Daltro Filho, diocese de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e os de teologia, em primeiro lugar no Convento Santo Antônio, em Divinópolis, e, em seguida, na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte, Minas Gerais. Depois de sua ordenação, ele recebeu uma licenciatura em filosofia na Faculdade de Filosofia de "São João Bosco ", em São João del-Rei.
Em 02 de fevereiro de 1968 fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores e no dia 12 de julho de 1969 foi ordenado sacerdote.
Como sacerdote, iniciou pelos seguintes cargos: vigário paroquial da paróquia São Francisco de Assis, em São João del-Rei, “Nossa Senhora de Fátima" em Teófilo Otoni, "Nossa Senhora do Patrocínio”, em Abaeté (1970 - 1973), promotor de vocações religiosas da Província Franciscana de Santa Cruz (1974-1980), Vice-Provincial (1980-1985), mestre de noviços em Visconde do Rio Branco (1981-1985), vigário paroquial da paróquia de São Damião, em Belo Horizonte ( 1986), pároco da paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Abaeté (1987-1988), Secretário Provincial e Guardião do Mosteiro "São Francisco das Chagas" em Belo Horizonte (1988-1990), mestre de noviços em Visconde do Rio Branco (1991); Guardião do Convento e  da paróquia "Santo Antônio", em Divinópolis (1991-1998).
Em 24 de junho de 1998 foi nomeado Bispo de Leopoldina, Estado de Minas Gerais, e  em 28 de Agosto seguinte, ele foi ordenado.
Em 2003, aos 09 dias de julho foi transferido para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo.
Foi Presidente da Conferência Episcopal Regional "Leste 2" e membro do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Nacional.

Fonte: www.vatican.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....