segunda-feira, 19 de julho de 2010

Posse de dom Frei Célio de Oliveira Goulart ofm

Chegada de Dom Célio à Catedral. Foto: @paulojsouza

Tomou posse, no dia 17 de julho de 2010, como quarto bispo diocesano de São João del-Rei, dom Frei Célio de Oliveira Goulart ofm, às 16:00 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Na presença do povo da diocese, de mais de cem sacerdotes e 14 bispos e arcebispos, entre eles o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Mariana,  dom Geraldo Lyrio Rocha , o presidente do Regional Leste II da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo, o arcebispo de de São Luiz no Maranhão, dom José Belisário da Silva ofm, o arcebispo metropolitano de Vitória-ES, Dom Luiz Mancilha Vilela e dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolita de Juiz de Fora.


Seguindo para a missa no Largo das Mercês. Foto: @paulojsouza
Entrega do báculo de pastor. Foto: @paulojsouza
Tomado de muita emoção, dom Gil agradeceu a dom Waldemar Chaves de Araújo pelo trabalho à frente da diocese nos últimos 14 anos e desejou a dom Célio um episcopado fecundo em São João del-Rei. "Sob a iluminação da Liturgia deste 16º Domingo Comum, na qual a imagem bíblica do pastor envolve toda a reflexão dos fiéis, o Senhor do Céu e da Terra chama para São João del-Rei, um novo apóstolo”, desta forma Dom Gil abriu a cerimônia. O arcebispo de Juiz de Fora lembrou o jubileu áureo que a Diocese celebra neste ano e os bispos que por ela passaram : " Ao comemorar seu cinquentenário, a Igreja particular de São João del-Rei pode hoje cantar efusivas ações de graça pelos seus fidelíssimos pastores: Dom Delfim Ribeiro Guedes, Dom Antônio Carlos Mesquita, Dom Waldemar Chaves de Araújo e exulta hoje ao receber seu quarto anjo tutelar, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart.”
Leitura do Evangelho. Foto: @paulojsouza

Logo após as homenagens e a posse canônica, em que dom Gil e dom Waldemar entregam a dom Célio o báculo, símbolo do pastor, este toma seu lugar à catedra do bispado.



Em seguida, o povo, os padres e os bispos vão em procissão até a escadaria de Nossa Senhora das Mercês, onde um maravilhoso altar foi preparado e o novo bispo presidiu a celebração de início do episcopado.
Foto: @paulojsouza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....