domingo, 3 de abril de 2011

Brasília: ame-a ou deixe-a



Foto: Willian Bonner, Congresso Nacional
Bem, falar um pouco da capital federal do Brasil, cidade que me encantou, mesmo por pouco tempo aqui ainda. Sempre ouvi das pessoas: “Você vai morar num lugar onde as pessoas são frias!”... “Ah, Brasília tem um clima muito ruim, cidade muito seca!”, ou então “Lá, ou você ama ou odeia, não tem meio termo”, como se dizia durante o governo militar de Médici sobre o Brasil: “ame-o ou deixe-o”.
Foto: Blog Planalto, Dilma e Obama

Acho que posso tecer algumas considerações sobre a cidade que se formou sobre o planalto central brasileiro na perspectiva de estreitar os laços entre os vários povos deste país e avançar para o alto!
Não vim pra cá na esperança de me tratarem como velho conhecido e amigo, como nossos vizinhos em Minas Gerais, talvez por isso não percebi nada de estranho no comportamento das pessoas aqui, nem tão quentes nem tão frias. Acho que são mornas (risos)! Se bem que nunca entendi, nos elevadores, quando as pessoas entram e ficam procurando algo olhando para o alto. Nunca achei nada...(risos)!
Bem, o clima. Ainda não senti o verdadeiro motivo da reclamação das pessoas: a baixa umidade. Cheguei em setembro de 2010 e principalmente nos últimos meses, a temperatura tem estado tão boa que não posso reclamar. Mas já ouvi dizer que a minha hora está chegando: o tempo da seca vem aí!
“Brasília tem suas estradas”, como podemos ouvir na música cantada por Ana Carolina. Sim, Brasília tem uma arquitetura de tráfego muito interessante! Difícil se perder por aqui devido à lógica impressa por Niemeyer e cia. A não ser as famosas 'tesourinhas' que ainda não dei conta de assimilar, mas ainda aprendo! O imponente Eixo Rodoviário sul-norte, o ‘eixão’, que nos faz lembrar a “infinita highway” principalmente quando iluminado artificialmente nas noites deslumbrantes do centro-oeste.
Tenho que falar também do Lago Paranoá, principalmente quando visto do Pontão, um dos lugares mais charmosos da capital com a bela vista da cidade e da grandiosa ponte JK (Juscelino Kubitschek). Sinceramente, o céu de Brasília é maravilhoso e a vista do pontão encanta cidadãos e turistas na cidade.
E, por fim, não poderia deixar de falar nos monumentos públicos de nossa cidade como os Palácios do Planalto, da Justiça, do Itamaraty e da Alvorada, o Congresso Nacional, o Museu e o Teatro Nacional.  A Catedral nos lembrando o infinito, o memorial JK e outros que, sem dúvida, se impõem sobre a cidade.
Aqui participei de momentos únicos na história recente da República como a posse da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, mineira de Belo Horizonte, e o funeral do vice-presidente mais popular da história do Brasil, José Alencar, mineiro de Muriaé, que encantou a todos: do capitalista ao trabalhador! A todos os amigos e leitores do blog deixo a mensagem de que vale a pena conhecer a capital sonhada pelo também mineiro Juscelino Kubitschek, hoje transformada pelas várias culturas aqui reunidas, num processo de identificação permanente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....