segunda-feira, 9 de abril de 2012

Floripa: ilha da magia!


Praia Mole. Foto: @paulojsouza
Floripa: ilha da magia! É assim que a definem e assim que enxerguei a cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Estive na cidade do poeta barriga-verde Cruz e Sousa, do nadador Fernando Scherer, do tenista Gustavo Kuerten etc no final de março e início de abril do corrente.
Museu Histórico de S. Catarina. Foto: @paulojsouza
Aproveitei os dias de férias para curtir os resquícios do verão nas belas praias catarinenses como Jurerê Internacional e Mole, a bela paisagem da Lagoa da Conceição, o centro histórico da cidade com seu expoente Palácio Cruz e Sousa (museu). Na Lagoa, a igrejinha de Nossa Senhora da Conceição datada do século XVIII, de onde temos uma vista parcial do local. Local este que é um dos points noturnos dos florianopolitanos. Praias tranquilas, algumas quase desertas por causa da baixa temporada, mas com uma beleza: natural do Brasil.
Igreja N. Sra. da Conceição. Foto: @paulojsouza

Foi minha primeira experiência de viajante mochileiro, de ter hospedado num hostel e, diga-se de passagem, foi curiosa. Diferente dos hotéis aos quais estamos habituados, fiz amizades. Durante um período, forma-se uma ‘família’ mesmo. Muitos turistas ‘gringos’ na capital catarinense, aliás, observei que tinha mais que brasileiros, pelo menos no hostel.

Jurerê Internacional. Foto: @paulojsouza
Uma cidade com trânsito tranquilo, pessoas educadas (me lembrou Buenos Aires, principalmente ao usar o transporte público), cardápio variado nas praias e na Lagoa. Tem pra todo gosto! O sistema de transporte público funciona satisfatoriamente apesar das longas distâncias das praias. Mas, gostaria de registrar que o turismo ainda não se atentou para o público que não busca apenas belezas naturais. Em pleno domingo, encontrei igrejas, museus e restaurantes fechados. Aliás, o centro histórico totalmente deserto. Única ressalva que faço aos gestores públicos e principalmente aos agentes de turismo e de cultura do estado.
No mais, fica a dica pra quem deseja conhecer o sul do Brasil, aliando conhecer a cultura de um povo com fortes traços europeus (ascendentes portugueses em sua maioria) com a beleza natural que o Brasil tem a oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....