quinta-feira, 17 de maio de 2012

“Eu vejo um museu de grandes novidades”

Nesta Semana Nacional de Museus, aproveitei para visitar 02 museus que representam muito em minha caminhada. Ainda semana passada, no sábado 12, estive no Museu da Liturgia, inaugurado no mês de abril na cidade de Tiradentes, próxima à minha amada São João del-Rei. Estive também visitando a recém inaugurada exposição de curta duração no Museu Regional de São João del-Rei: ‘Mestres, Artífices, Oficiais e Aprendizes – a Escultura e a Talha nos Séculos XVIII e XIX’.

Interações litúrgicas. Foto: @paulojsouza
Por que o museu da Liturgia (único na América Latina) fala ao meu coração? Primeiro, porque a liturgia sempre esteve muito presente na vida do mineiro, em especial de nós são-joanenses. Ela encarna-se no dia a dia dos moradores da princesinha d’Oeste. Em segundo, pelo fato do cuidado na idealização do museu, na qual os pensadores estão de parabéns tanto pela interatividade no uso das novas tecnologias quanto pela sagacidade em mostrar aos visitantes a proximidade da liturgia na vida do fiel-morador por assim dizer.
E o museu histórico de São João del-Rei, conhecido como Museu Regional, no qual comecei a ‘tomar gosto’ pelo conhecer museológico. Parece estranho a um administrador se interessar tanto por museus, mas, em São João del-Rei, não há profissional que não cresça imerso no fazer cultural. “Quem quiser descrever o universo tem que falar de sua própria aldeia. E minha alma é formada por sinos, igrejas barrocas e as imagens de infância em São João del-Rey” dizia o conterrâneo Otto Lara Resende. Foi lá que comecei a traçar os rumos da minha carreira profissional e, quem sabe, acadêmica um dia. Vale muito a pena visitar a nova exposição, bem como reencontrar os laços que nos ligam ao passado em sua exposição de longa duração (permanente).

Museu de Artes e Ofícios. Foto: @paulojsouza


Ainda no decorrer da semana presenciei a abertura da Semana Nacional de Museus no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, com as presenças da ministra de Estado da Cultura e do presidente do Ibram - Instituto Brasileiro de Museus. Um evento que coloca os museus em destaque na mídia internacional, mas que no Brasil ainda está em sua décima edição. Um grande caminho a percorrer...

Turma do Ibram. Foto: @paulojsouza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....