quarta-feira, 23 de maio de 2012

Panorama político em São João del-Rei | Eleições 2012


E começa a se desenhar o panorama político das eleições em São João del-Rei neste ano de 2012. E com uma ferramenta importante na atualidade: o uso das redes sociais, que movimentou os usuários (eleitores) na última eleição ao reitorado da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, como tive a oportunidade de acompanhar. 


Segundo comentários nas redes sociais, o atual prefeito, Nivaldo José de Andrade, está para ser julgado em segunda instância num de seus mais de 70 processos, segundo consta pesquisa feita hoje no site do TJMG. Se ele for condenado, ficará impedido de disputar as eleições municipais deste ano, visto que a Lei da Ficha Limpa já está em vigor. O que vai alterar significativamente o quadro eleitoral na cidade, já que o mesmo tem um eleitorado cativo, devido ao atual sistema político, seu populismo e ao assistencialismo. Sendo assim, vamos ver qual a posição do Partido do Movimento Democrático Brasileiro- PMDB.


O Partido dos Trabalhadores - PT adiantou-se e lançou no último sábado seu único pré-candidato às eleições municipais, o atual reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, que sintetizou a união em torno de sua candidatura com os seguintes dizeres: Hoje, com essa pré-candidatura única, saímos daqui unidos em torno do meu nome. Estou disposto a construir com todos os partidos aliados um programa de governo que faça com que a nossa estrela, a estrela do PT, brilhe no mais alto mastro de São João del-Rei. É um grande nome que o PT lança, pois tem um trabalho reconhecido à frente da universidade, que na sua gestão viu o quadro de servidores crescer exponencialmente, o número de alunos praticamente triplicar e também o grande número de obras pelos campi da federal. Foi um excelente gestor, apesar das críticas em relação ao seu modo de administrar a UFSJ.


O Partido Comunista Brasileiro – PCB escolheu Alex Lombello Amaral como seu pré-candidato. Segundo o blog São João del Pueblo, Alex “É historiador e está lançando atualmente o livro Origens das Minas Gerais, que não tem nada sobre capitalismo e socialismo. Criou recentemente uma editora que já publicou livros de Karl Marx, Friedrich Engels, Rosa Luxemburg e Victor Serge”. Pouco conhecido na cidade, mas na rede tem manifestado suas ideias abertamente no embate político.


O Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB encontra-se numa situação complicada. Seu mentor, o senador Aécio Neves, cujo grupo econômico possui na cidade o maior jornal escrito, a única TV e as maiores rádios da cidade, não quer vê-la governada pelo maior partido opositor, o PT. Para isso, parece submeter-se até a um apoio ao atual prefeito, caso seja candidato, o que contraria muitos de seus filiados. Parece que o partido espera uma decisão da justiça para definir seus quadros, o que é lamentável. Não pensam na cidade, mas simplesmente no desgaste que uma derrota traria aos seus planos eleitorais em 2014. Nos bastidores, cogitam-se os nomes do empresário Renato Baccarini, do ex- professor da UFSJ, Aluísio Barros e do jovem tucano, Altamiro Gonçalves.


Os demais partidos, acredito que, apesar das articulações já acontecerem, irão esperar as definições tanto do PSDB, quando da candidatura ou não do atual prefeito, Nivaldo. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história que vai se desenhando em nossa cidade. Que melhores dias venham com as eleições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....