segunda-feira, 25 de junho de 2012

Apoyo a Lugo en el Paraguay




Ainda tentando assimilar o processo de impedimento do presidente eleito democraticamente pelo povo paraguaio, Fernando Lugo, penso que o que está por trás de todo arranjo político são fatores históricos muito difíceis de serem assimilados por nós que estamos de fora e não somos historiadores e que tais.


Quando de sua eleição, Lugo não era candidato de nenhum dos lados considerados fortes no contexto político-partidário paraguaio, tinha resistência da Igreja, da qual era oriundo como bispo católico. Lugo se elegeu ‘apenas’ com apoio popular, sem sustentação política.

Ao longo dos quatro anos de governo, Lugo tentou mexer no vespeiro do latifúndio paraguaio e perdeu a chamada ‘governabilidade’. São problemas históricos daquele país onde, como outros na América Latina, há forte concentração de riquezas e posses nas mãos de poucas pessoas. Todos os partidos ‘aliados’ retiraram apoio a Lugo.

Manifestação pró-Lugo em frente a TV Pública. Foto Jorge Adorno/Reuters
Em razão dos fatores acima (e outros), acredito que o impedimento de Lugo pelo Congresso paraguaio em menos de 30 horas se deu de forma tão contundente e sumária. Resta saber se o novo presidente terá reconhecimento internacional. Estranhamente, os EUA e o Vaticano já reconheceram o novo governo. Pelo menos no âmbito da Unasul e Mercosul, o país poderá sofrer sanções por violação da ordem democrática, segundo nota do governo argentino que preside o Mercosul temporariamente.

Particularmente, todo apoio ao povo paraguaio e ao presidente legitimamente eleito pelo Paraguay! No link abaixo, manifestações belíssimas de resistência dos irmãos paraguaios a este ataque à democracia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....