quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais vereadores em São João del-Rei, você concorda? | Eleições 2012


Charge de Rodrigo Antunes

São João del-Rei teve seu número de cadeiras na Câmara dos Vereadores aumentado de 10 para 13 no último dia 19 de junho de 2012. De fato, a legislação atual permite a readequação do número de legisladores em proporção à população da cidade, que já contou com 17 vereadores no passado. Eu, particularmente, acredito que, com o número de 13 vereadores, as votações fiquem mais interessantes, do ponto de vista das ‘amarrações políticas’, além do que as comissões criadas na câmara possam ter, em seus membros, vereadores que estejam comprometidos com a causa e não apenas pró-forma. 


Em tese os vereadores são representantes do povo, eleitos para representarem e manifestarem a vontade de seus representados, o eleitor! E, pelo que acompanhamos em São João del-Rei, a população não é, atualmente, favorável ao aumento do número de vereadores, talvez por julgarem que haverá aumento de despesas com a máquina pública. Fato este que é desmentido pelas autoridades e candidatos interessados no aumento. No vídeo podemos ter uma noção do posicionamento popular acerca da questão. Uma juventude aguerrida na defesa dos interesses da população, muitas vezes inerte frente às atitudes arbitrárias de seus representantes. 


O que vimos no caso em debate foi que 70% da atual composição da câmara foi a favor do aumento, justamente a base governista e menos expressiva na atual legislatura (Mauro da Presidente, Rodrigo do Banco, Rosinha do Moto-táxi, João da Marcação, Gilberto Lixeiro e Aparecida da Rua do Ouro – reparem na ligação de cada um dos nobres vereadores com seus ‘currais eleitorais’). Apenas 30%, a chamada oposição ao atual governo foi contra a emenda à Lei Orgânica do Município (Vera do Polivalente, Jânia Costa e Silvia Fernanda). Isso nos leva a refletir as reais intenções do jogo político em São João. Desgastados que estão com a opinião pública, os nobres vereadores da situação, com medo de perderem a vaga na câmara, aprovaram a emenda para não ficarem de fora no próximo pleito municipal!
  
Amanhã, dia 29 de junho às 8 horas, reunião extraordinária para a votação, em 2° turno, do projeto de lei que aumenta o número de vereadores de 10 para 13! Compareça cidadão são-joanense!

Agora, cabe à população que não se viu representada pelos ‘nobres edis’ mostrar, em outubro, quem é que tem o poder de alterar ou não a lei orgânica do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....