quarta-feira, 19 de setembro de 2012

URGENTE: Aliança contra São João del-Rei | Eleições 2012


Transcrevo texto tal como ele foi escrito por um cidadão São-Joanense indignado e que não quis se identificar. Não concordo em tudo com análise política que o autor faz, mas concordo com a sua visão de que está na hora de nós, São-joanenses, acordarmos para a mudança, para o novo! Pense Novo São João del-Rei!

Charge: Humor Inteligente
 
Aliança contra São João del-Rei

Acredito já ser hora de o PSDB local e mineiro pararem com essa conversa para boi do curral eleitoral do Aécio dormir de que apoiam o Nivaldo para prefeito porque não podem admitir que um candidato do PT vença as eleições na terra do ex-governador. Primeiro essa terra não é do Aécio, essa terra é de cada são-joanense que nasceu ou vive e se orgulha dela. Segundo, o motivo ou os motivos que levaram a essa aliança espúria tem como único objetivo a garantia de manutenção no poder de seus componentes.

Se os autores dessa aliança tivessem o mínimo de honra deveriam assumir que o Governador Anastásia apoia o Nivaldo hoje porque mostrou no passado ter pouca visão política. Explicando, Anastásia recebeu, quando ainda estava atrás do Hélio Costa nas pesquisas, apoio de Nivaldo e outros 40 prefeitos do PMDB. A esse apoio foi creditado a virada e a vitória de Anastásia. Na verdade essa virada viria de qualquer maneira quando o ex-governador Aécio entrasse para valer na campanha e Nivaldo não tinha outra escolha a não ser apoiar Anastásia, uma vez que tinha perdido espaço dentro do PMDB mineiro. Se o atual Gov. de Minas tivesse esperado um pouco mais para aceitar o apoio dos traidores do PMDB, estes teriam implorado para bandear para seu lado. Portanto o apoio que Anastásia dá agora ao Nivaldo nada mais é que uma simples troca de favores.

Rômulo Viegas, que renegou o nome da família quando se aliou a pessoa que fez carreira política destratando seus antepassados, apoia Nivaldo agora para retribuir o apoio recebido para a sua eleição para deputado estadual em 2010 e também para garantir o apoio quando da tentativa de reeleição. Dá, também, seu apoio ao Nivaldo nesse momento porque tem de obedecer aos mandatários do PSDB. É triste ver um outrora brilhante professor, pessoa culta, ser reduzida a isso.
Aécio Neves aparece como coordenador dessa lama toda, mas é eminência parda de sua irmã Andréia. Pensando em ter o apoio do Nivaldo em uma hipotética candidatura do irmão à presidência da república hipotecou São João del-Rei. O problema é que Aécio não consegue decolar no restante do país e enfrenta séria oposição do PSDB paulista. As chances de Aécio conseguir uma indicação para disputar a presidência da república passam pelo PSB e talvez pelo PMDB. Gostaria de saber se no meio dessa farofa partidária alguém consegue encontrar algo que justifique esse apoio ao Nivaldo. Principalmente se levarmos em conta que essa atual aliança trouxe para o ex-governador Aécio a ira dos opositores ao atual prefeito Nivaldo.

O interessante dessa mixórdia toda é que ambos os lados não se respeitam e com certeza passam o tempo planejando uma maneira de se livrar do indesejável aliado. O PSDB local põe fé que Nivaldo será condenado em segunda instância em pelo menos um dos inúmeros processos dos quais é réu. Nesse caso Nivaldo tornar-se-ia inelegível e o PSDB indicaria o Dep. Rômulo para candidato a prefeito. O problema é que o judiciário mineiro não consegue condenar o Nivaldo sequer em um processo. Um dos processos já teve cinco adiamentos, sendo dois por pedidos dos advogados do réu e três por pedidos dos juízes do caso. E tem processo que tramita há mais de vinte anos!

Já Nivaldo vai sugar tudo que for possível dessa aliança. Impedido de receber diretamente verbas federais, uma vez que a prefeitura esta inadimplente resta ao Nivaldo buscar recursos estaduais. Esses recursos serão usados sempre em obras eleitoreiras e que não suportam uma análise mais detalhada de suas contas. Assim como procurará usar de todas as formas a influencia que essa aliança trás para seu nome. Entretanto no futuro, se for do seu interesse, Nivaldo poderá trair os atuais companheiros de aliança, como já fez no passado e faz sempre. Nivaldo só é fiel a ele mesmo.

Nessa história de terror o prejuízo é todo de São João del-Rei que marcha há mais de vinte anos para o atraso. Nossa cidade não tem hoje o menor planejamento, tem um trânsito caótico, não tem coleta seletiva de lixo, não tem tratamento de esgoto, não investem em captação e tratamento de água, nossas ruas sequer são varridas, qualquer chuva provoca enchentes e alagamentos, tem escolas que funcionam até hoje com salas multi seriais e ameaçam cair na cabeça dos alunos. Não existe investimento nas crianças e adolescentes da cidade. Como consequência a droga domina e destrói toda uma geração. E sabem qual a maior ironia disso tudo? Nenhum dos quatro autores dessa maldita aliança moram em São João del-Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....