terça-feira, 27 de novembro de 2012

São João del-Rei 2013: ainda dá tempo!


Ao participar do V encontro estadual de museus de Minas Gerais promovido pela Superintendência de Museus e Artes Visuais – SUMAV, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, a grande novidade é a realização, em agosto de 2013 no Rio de Janeiro, da 23.ª Conferência Mundial do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Segundo a palestrante, Sra. Maria Ignez Mantovani Franco, membro da diretoria do Icom, a conferência trará ao Brasil mais de 4 mil especialistas da área e, na programação, a ideia é que antes e depois da conferência os destinos potenciais no Brasil sejam explorados para receberem estes turistas.

É importante que São João del-Rei esteja preparada para este evento, pois as cidades históricas de Minas constarão deste pacote desde o início das inscrições. O site do evento entra no ar dia 01/12/2012. A reativação do aeroporto regional Octávio de Almeida Neves é de extrema importância.

Nesse contexto, a cidade receberá também participantes da Jornada Mundial da Juventude, evento religioso que também ocorrerá no Rio de Janeiro de 23 a 29 de julho de 2013. Na semana anterior, a cidade receberá peregrinos de diversos países para a Semana Missionária. Bem sabemos que vão visitar os pontos turísticos e equipamentos culturais da cidade. Acontecerá também de 19 a 22 de julho de 2013, em São João del-Rei, o Encontro Internacional da Juventude Franciscana.

E, por fim, não menos importante será a realização da Copa das Confederações da Fifa que será no Brasil, em junho, tendo Belo Horizonte como uma das cidades sede. É preciso fortalecer os equipamentos culturais, integrá-los numa programação conjunta e, principalmente, imprimir uma cultura de receptividade. A cidade precisa se preparar com rapidez e competência para estes eventos de enorme relevância a nível internacional e aproveitar para voltar ao lugar que lhe é devido na cultura nacional e quiçá internacional.


Links relacionados:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....