quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cartagena: uma viagem pela costa.

Passei os últimos dias na cidade de Cartagena de Índias, na costa colombiana. Para nós, brasileiros, é tudo muito diferente, mesmo estando tão perto.
A cultura andina e costeña é muito plural: descendentes dos povos originários, negros e espanhóis.
Caminhar pela cidade amuralhada, principalmente à noite, é um encanto à parte. Arquitetura que encanta. Traços da colonialidade e da modernidade. Seus bares (gostei muito do KGB e um cubano - Tabaco y Ron - à sua frente) são ímpares!
Tive uma ótima impressão do povo colombiano, receptivo, neste ponto, muito parecido com 'nosotros'.
As igrejas não são tão imponentes como as igrejas peruanas (a catedral estava fechada para visitação). O castelo de San Felipe de Barajas é magnífico tanto pela sua grandiosidade quanto pela localização estratégica e história.
Já o mar do Caribe daria uma história à parte: águas calientes, playa Blanca e Isla Rosário. Com direito a mergulho e massagem das moradoras da ilha. Tudo muito bem pago. Mas se preparem: há muito calor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção "comentar anônimo" mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....